domingo, 5 de fevereiro de 2017

Bouganville ou Primavera...uma espécie nativa

Nativa da América do Sul a Primavera é um arbusto de característica trepador que também pode ser conduzida como árvore. Também pode ser facilmente conduzida como bonsai.
A origem do nome se dá devido a viagem ao Brasil do francês Louis Antoine Bouganville, que em 1790 descobriu as plantas e levou até Paris, onde o comércio de plantas exóticas movimentava expedições a países distantes. Logo a Primavera se popularizou por toda a Europa a tal pouca que foram criadas plantas híbridas que florescem muito bem em climas mais frios e amenos


Nome científico: Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra e etc.
Nome popular: Buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel primavera,  santa-rita ou espinho-de-santa-rita,roseta.
Família: Nyctaginaceae.
Origem: Nativa Brasil e America do sul.



Características: Por ser uma espécie muito hibridada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e também a forma variegada. 

Caracteristicas:  
  •  A bougainville é um arbusto escandentes,que apresentam troncos flexíveis e galhos que se        desenvolvem voltados para baixo, com formato que lembra trepadeira, alguns autores classificam na  como trepadeira.
  •   Quando adulto esse arbusto  pode atingir de 3 a 10 metros de comprimento. 
  •  A grande maioria é espinhento, apesar de já existir ele sem espinho e de baixo porte. Seus espinhos é um obstáculo no trato diário pois provoca dores fortes, mas também é um elemento positivo nas cercas vivas como proteção e segurança.
  • A primavera é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima; sendo, inclusive, bastante resistente a mudanças bruscas de temperatura. É certo, porém, que os coloridos mais vibrantes e intensos desta planta são encontrados em locais de clima quente e úmido.
  • Deve ser plantada em local com bastante sol. Quanto mais sol, maior o número de flores.
  • A bougainvillea se multiplica por estacas e alporques.




Recomendações:

  • Podas- A primavera aceita todos os formatos de podas direcionadas, adapta-se à estrutura que for colocada como apoio. Há as podas tradicionais a exemplo da poda de limpeza periodicamente, removendo galhos secos e doentes, para favorecer o bom desenvolvimento da primavera e estimular sua floração constante.
  •  Após a poda é aconselhável realizar uma boa adubação, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P). Em geral, as primaveras devem ser adubadas preferencialmente com material orgânico (esterco bem curtido, torta de mamona ou farinha de ossos). No caso de optar pelo adubo químico, a recomendação é aplicar uma formulação NPK 10-20-15 ou aproximada, com predominância do P (Fósforo) da fórmula.


Como cuidar de sua bougainvillea





Bougainvilleas, é uma das plantas mais lindas que existem. Sua composição paisagística quebrando o impacto do verde com seus diversos tons coloridos. Uma planta de fácil adaptação que pode ser cultivado inclusive em vasos. Muito utilizada por quem pratica bonsai.







A bougainvillea spectabilis willd. Essa espécie foi intensamente melhorada, existindo hoje uma vasta gama de cultivares com formas bem diferentes da espécie típica. Ela pode ter flores vinho, laranja, ferrugem, branco, rosa, que se formam no outono e primavera. É cultivada a pleno sol, como trepadeira, para revestir caramanchões e cercas.

















Curiosidades: 
  • As coloridas flores da primavera na verdade são folhas modificadas que envolvem pequenas flores amarelas que ficam na ponta dos ramos, como pode ser observada em nossas fotos aproximadas.
  • A variada gama de possibilidades de uso faz dela uma das plantas mais procuradas para projetos paisagísticos e para o cultivo do bonsai.

Bougainvillea spectabilis criada no estilo Madeira Morta – Aido Bonsai



A espécie possui uma madeira macia, muito boa de trabalhar com retificadeiras, lixas e grosas. Mas o trabalho com madeira morta tem um inconveniente, mesmo quando passamos Insulfur de enxofre, para dar acabamento, defender a madeira de doenças e insetos, ela apodrece com excesso de umidade. O ideal é que a planta fique em área coberta, mas com boa insolação, assim a parte de madeira morta fica protegida da chuva.

Planta no segundo ano de trabalho. Enraizada com superdive no inicio da modelagem. Aido Bonsai



Apesar de ser considerada um arbusto, que pode ser plantado em jardineiras, vasos ou em canteiros próximos a muros e paredes, a Bougainvillea é extremamente versátil, podendo ser conduzida como trepadeira, cobrindo pérgolas, varandas, arcos e até mesmo telhados.

Floração: Floresce principalmente na primavera e no verão.



Reprodução: Multiplicam-se por alporquia, mergulhão ou por estacas de galhos lenhosos. Para ajudar no enraizamento eu mergulho as estacas  no enraizador.


Quando usada para o cultivo do bonsai, deve ser regada sempre que o solo estiver seco. É uma espécie que permite fazer vários estilos diferentes, principalmente o de madeira morta.

Foto Aido 1- O Bonsai a seguir eu modelei a partir do enraizamento de um tronco, que se quebrou com o vento de um temporal. Toda nova copa foi criada ao longo de 8 anos.







Tronco de bougainvillea spectabilis de grande porte, ele foi enraízado . Trabalho inicial, primeira floração depois de transplantada.



No vaso: A poda nesta espécie é constante, pois seu crescimento é bem vigoroso, e quanto mais a copa fica densa e bem ramificada, mais bonita é a sua floração.

Abaixo dois bonsais especiais !





Substrato: As técnicas de cultivo varia de pessoa para pessoa, a exemplo de   bougainvilleas cultivada a uma mistura de 50% caco de tijolo pu pedrisco 20% Condicionador de solo 30% terra negra pura.

Plantio em jardineiras:É possível cultivar a Bougainvillea em vasos e jardineiras, desde que sejam observados alguns cuidados: Preparar o solo para o plantio com uma parte de terra vegetal, uma parte de composto orgânico e duas partes de areia, para facilitar a oxigenação, impedindo a compactação do substrato.

Abaixo um lindo bonsai de Taiwan criado com a espécie: Bougainvillea graba



Colocar o vaso em local ensolarado. Para florescer, a Bougainvillea precisa de pelo menos quatro horas diárias de sol.  Regar pela manhã ou à tarde, quando os raios solares estão menos intensos. Fazer adubações periódicas, a cada 15 dias aproximadamente, usando adubos ricos em Fósforo (P).







O Bonsai abaixo eu criei utilizando um pedaço do mesmo tronco quebrado pelo vento. Ele é irmão do bonsai (foto Aido 1). Fotografia tirada na entrada da primavera, depois de desfolhado.



Fotografia 10 dias após a desfolha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário