quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Prefeitos eleitos em 2016 debatem a Gestão Pública Municipal




O Seminário Novos Gestores Públicos, promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, em parceria com o Sebrae foi aberto na manhã desta terça-feira, 22, com a presença de prefeitos eleitos, deputados estaduais e federais, representantes do Governo do Estado da Bahia, entidades e instituições da região Sul da Bahia.
O município anfitrião do município por meio de seu representante deu as boas vindas ao público destacando os desafios dos próximos gestores eleitos e reeleitos, “que deverão estar unidos em prol do bem comum dos municípios”. Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc agradeceu a participação e explicou que o evento termina nesta quarta-feira (24), “e é uma oportunidade para todos os gestores fazerem uma gestão mais eficiente em 2017”.
A coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo salientou a importância de fomentar a geração dos pequenos negócios através da aplicação da Lei Geral. “A parceria com os municípios atende aos pequenos negócios e fomenta o desenvolvimento de novos atores”.


O deputado Rosemberg Pinto falou em construir a unidades e parcerias, através da Amurc e dos Consórcios, que são instrumentos eficazes para a resolução de problemas em comuns da região. “Temos que estar todos juntos para fazer o melhor para as nossas cidades”. Já para a deputada Ângela Sousa, “saber ouvir as pessoas, fazer uma gestão transparente e com planejamento reduz as dificuldade dos municípios”.
Para o prefeito eleito do município de Itajuípe Marcone Amaral, “o evento esta sendo de grande valia por que traz informações atualizadas que ajudará na organização governo”. Na mesma linha, o futuro prefeito de Buerarema Vinicius de Orlando Filho lembrou da necessidade de união  dos prefeitos. “A Amurc tem esse papel e nos fortalece com a troca de informações e experiência”, destacou.  





Composição da mesa – Durante a cerimônia de abertura do evento, Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e do presidente da Amurc, Lenildo Santana, a mesa foi composta por Josias Gomes, deputado federal e secretário de Relações Institucionais da Bahia; pelos deputados estaduais Rosemberg Pinto e Ângela Souza; Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do Sebrae; e Naomar Alcântara, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).  Além de Juliano Silva, inspetor regional do Tribunal de Contas do Município (TCM); Geraldo Luz, representante do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto; Antônio Guilherme, prefeito de Santa Luzia e presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA); Antônio Zugaib, representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); Alessandro Santana, pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); e Mário Alexandre, prefeito eleito de Ilhéus.   

   

Programação
Durante todo o dia foram debatidos temas como: “Cenário Econômico e Perspectivas de Crescimento”; “Rede de Apoio a Educação”; “Estrutura e Diagnósticos das Finanças Municipais”; “Consórcio Intermunicipal de Educação” e “Centro de Inovação do Cacau”.

Para a maioria dos palestrantes, o desenvolvimento local e regional é possível fazer a partir do esforço conjunto entre os gestores públicos municipais, pela formulação de parcerias para o planejamento, apoio com recursos diversos e boa execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário