quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Até quando conviveremos com esta forma injusta de distribuição de terras!


Fomos acostumados a ouvir por meio dos professores e imposto pelo sistema que o Brasil foi descoberto, quando na verdade foi invadido. 
As terras brasileiras e o seu sistema de distribuição sempre foi desigual. A sociedade não foi convidada para opinar sobre a ocupação dos espaços.
Após o fim das capitanias e a independência do Brasil, as terras que antes pertenciam à coroa, passaram a ser devolutas e administradas pelo estado. As regras de ocupação sempre privilegiaram aos “burgos”, classes dominantes. Essas eram distribuídas e documentadas aos “amigos”.
Chamam os sem terras de invasores, mas esquecem de que tudo que hoje possuem foi por meio da invasão.
Nos espaços urbanos não ocorreu de forma diferente, às áreas privilegiadas foram ocupadas pelos oligarcas. Com o passar dos tempos e com a movimentação migratória, qualquer espaço vazio estava sujeito à ocupação. Ocupam desde áreas desvalorizadas, inexploradas e despovoadas. Ocupam encostas, margens de rios, brejos, mangues e margem de rodovias, pois foi só o que sobrou. 

Na verdade estes excluídos são na verdade, os desbravadores dos espaços urbanos.  O retrato da exclusão no país são as ilhas onde as elites e as classes médias são cercadas pela pobreza. Áreas classificadas de extrema miséria em função das condições sócias ambientais e a falta de assistência pelo poder público que acabam favorecendo aos grupos dominantes.

Até quando?

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário