terça-feira, 5 de novembro de 2013

O agoniante mundo das guerras de formigas






Elas passam despercebidas por nós no dia a dia, mas o cotidiano das formigas é baseado em uma intensa guerra por comida e territórios. Conheça o agoniante mundo das guerras entre as formigas.

O fotógrafo e biólogo Alex Wild é fascinado pelo mundo dos insetos. Começou a fotografar apenas com o intuito de complementar o seu trabalho científico, mas acabou fascinado pelas pequenas criaturas que passam despercebidas por nós durante o dia comum.

Engana-se quem acredita que a sociedade das formigas é baseada em simples interações sociais. Elas são complexas. Todos que já pararam para observar suas relações percebeu o quão dedicadas ao trabalho elas são. O filme Vida de Inseto resume um pouco a vida das colônias de formigas, mas de uma maneira um pouco maisromantizada. Isso porque elas vivem em constante guerra.

Essa é uma série de fotografias que mostram o agoniante mundo da guerra entre as formigas. Ao contrário do que pensamos, quando uma formiga encontra a outra, elas não dão três beijinhos. Elas apenas cheiram a outra para certificar se são da mesma colônia. Se não forem, talvez o resultado possa ser o visto abaixo:




O maior inimigo das formigas são… outras formigas. Nessa foto, a escoteira Rhytidoponera victoriae (na esquerda) encontrou uma operária Stigmatomma ferruginea na tentativa de lutar e levá-la ao seu ninho. Se tiver sucesso, ela vai matar aStigmatomma ferruginea e alimentar as larvas. Stigmatomma ferruginea é uma poderosa predadora subterrânea, mas não tão boa em lutas em geral, então está em desvantagem aqui.





Formigas tecelãs da espécie Oecophylla smaragdina mataram uma da espécie Odontomachus e estão cooperando para carregar seu corpo até o ninho.





Uma formiga argentina (Linepithema humile) ataca uma formiga de fogo (Solenopsis invicta), muito maior. Ambas as espécies coexistem naturalmente na América do Sul, mas no sul dos Estados Unidos onde duas foram acidentalmente introduzidas, a formiga de fogo desalojou as formigas argentinas.





Os acontecimentos do mundo dos insetos passam despercebidos pela maioria das pessoas. Aqui, duas colônias de formigasTetramorium formam um tapete de batalha pelo território.





Formigas Tetramorium lutam para determinar o limite territorial entre as duas colônias. Essas lutas são uma característica natural da biologia dessas espécies.





Formigas Azteca alfari guardam zelosamente a sua árvore contra intrusos. Trabalhando juntas, elas cercam e imobilizam seus oponentes, como essa formiga “trap-jaw” atacando os seus apêndices.





Uma gigante Podomyrma gratiosa ataca um grupo de pequenas operárias Crematogaster que passam muito perto do seu ninho. A Crematogaster retorna na luta e, mesmo sendo muito maior e tendo uma armadura mais pesada que lhe garantiria uma vitória no corpo a corpo, o número superior de Crematogaster dão às pequenas formigas a vantagem na luta.





Formigas colheitadeiras (Aphaenogaster cockerelli) despedaçam uma formiga cortadeira rainha (Acromyrmex versicolor) que elas pegaram depois de um acasalamento. As formigas não comem frequentemente membros da própria espécie, mas elas ficam felizes de comer formigas de outras espécies.





Formigas cortadeiras normalmente não brigam com outros tipos de formigas, mas elas podem ser brutais brigando com outras cortadeiras. Aqui, um trio de Acromyrmex striatus se unem para matar uma Atta saltensis (ambas são cortadeiras, mas de espécies diferentes) que estava vagando em seu território.





Forelius nigriventris e Solenopsis invicta. A justaposição de duas estratégias de defesa muito diferentes. A formiga de fogo (na direita) brande seu veneno na ponta do seu ferrão, enquanto a operária Forelius ataca como um spray volátil.





Uma formiga colheitadeira (Pogonomyrmex desertorum) vagueia perto demais de um ninho de pequenas formigas Forelius mccooki, que perturbam o intruso até que ele saia.





Formigas acrobatas Crematogaster usam os seus ferrões na defesa, mas eles não conseguem perfurar o tegumento dos adversários. Em vez disso, o ferrão serve para manchar com químicos seus adversários. Aqui, uma operária defende uma isca de alimentos contra um intrometido Pheidole.





Formigas Myrmecia pilosula lutando entre si.





Formigas Oecophylla smaragdina desmantelam uma Pheidole que estava andando em seu território.





Oecophylla longinoda, a formiga alfaiate, é ferozmente territorial. Aqui eles prenderam um intruso Polyrhachis que havia tropeçado em sua árvore.





Uma briga entre colônias diferentes.





Em batalhas, ter um tamanho maior não é mais vantajoso que estar em maior número. Essa formiga soldado Pheidole não se provou páreo para a horda de Tetramorium sericeiventre que zelosamente defenderam seu território contra a invasão.





As maiores inimigas das formigas costumam ser outras formigas. A competição pela comida e território limitado é intensa. Aqui, duas operárias Tetramorium mataram uma Pheidole de um ninho vizinho.





Uma infeliz Opsithopsis respiciens cai no território dos Oecophylla smaragdina e é sumariamente executado.


Um mundo incrível, não? Você já parou alguma vez para ver as formigas? Já vivenciou uma luta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário